Assista o Documentário 'Copinha Um Sentimento' -


Documentário 'Copinha Um Sentimento' foi lançado no Museu de Arte Moderna do Rio


O clima parecia de estádio. À medida que iam chegando, muitos entoavam hinos e cantigas da torcida colorada. E dentro da sala, o clima era de uma certa agitação nervosa, como se fosse final de campeonato. Todos estavam muito ansiosos para ver o documentário. Quando a projeção começou foi aquela emoção. Durante a sua apresentação muitas risadas pelas histórias contadas por seus protagonistas.
Os chamados "Lóques do Copinha", como são conhecidos no Rio de Janeiro, fizeram uma linda festa com direito a bumbo e hinos do time. Eles celebraram a sua própria historia contada pelos cineastas - e não menos colorados - Fábio Erdos, Marcelo Engster, Carlos Guilherme Vogel que se conheceram na Escola de Cinema Darci Ribeiro no Rio de Janeiro.

O projeto do documentário filmado e dirigido pelos três cineastas foi montado através de uma plataforma de crowdfunding (financiamento coletivo) e demorou cerca de 1 ano e meio para ficar pronto. O projeto contou com apoio de muitos colorados do Rio de Janeiro e de fora da cidade que de alguma forma já frequentaram o bar e se identificam com o espírito dos Lóques do Copinha.

O Consulado do RJ e a Consulesa Cultural do Internacional e Atriz Julia Lemmertz apoiaram a produção do filme. Julia Lemmertz fez uma contribuição muito generosa para produção do documentário, mostrando ainda mais seu coloradismo. Ela foi acompanhada de seu filho, nascido e criado no RJ e não menos colorado. "Fico orgulhosa, porque sei que fazer cinema é uma pedreira, é duro, é difícil captar recursos. O que a gente fez foi só ajudar a concretizar um sonho que é de todos.", declarou Julia.

Já Ricardo Cota, Diretor da Cinemateca do MAM, teceu bastantes elogios ao evento e disse que o documentário "tem um valor que transcende o valor das torcidas e que vai além das preferências futebolísticas: ele é um registro de um espaço histórico e também é uma demonstração muito especifica do que é o espirito do carioca, que permitem todas essas combinações”. Noite histórica e emocionante para colorado nenhum botar defeito!

Comentários