Viver o futebol!!!




Amigos amantes do futebol


Hoje quero falar sobre o que é ser "torcedor de futebol"
Quem está no meio sabe, no futebol se empata, perde ou se ganha!!!
A ideia é mostrar como se conhece o verdadeiro torcedor de um clube de futebol.
Mais precisamente eu, torcedor COLORADO, ao contrario da maioria, aprendi a gostar do clube mais nas derrotas do que nas vitórias.
Costumo dizer: Futebol, ou tu gosta ou tu não gosta!!! do clube é diferente, a maioria gosta!!!
Voltando ao meu caso, as vezes fico pensando, e por morar no interior, mais precisamente a 100 kms de Porto Alegre, o que me atrai ver um jogo de futebol no estádio num sábado de carnaval, 16 horas, 32 graus e contra um adversário que é o lanterna do campeonato regional??? realmente é o amor pelo futebol!!! O que leva um torcedor pagar 4 carteiras de sócio, se só com uma ele já entra no estádio??? isso é amor ao clube!!!
Não é fácil gostar de futebol. Tem o clima, tem a distancia, tem o adversário, tem a TV, tem o teu próprio time que pode não estar bem montado...tudo conspira para NÃO ir ao campo de jogo. Então se tu juntar todos os pontos negativos citados e ainda assim tu comparecer ao estádio, então você gosta de futebol!!! Sou assim, gosto de futebol.
Voltamos as vitórias e derrotas. Yokohama, 17 de Dezembro de 2006, vitória inesquecível...meu time Campeão Mundial!!! Nessa hora todos vibrantes despejam em lágrimas o tradicional "faria tudo novamente"!!! Vitória, o ponto alto do jogo assistido!!! Agora vamos até 14 de Dezembro de 2010...derrota sofrida, doída, e vejo milhares de torcedores sentados nas cadeiras do estádio em Abu Dhabi dizendo: "vou voltar para o Brasil amanhã, não suporto isso que aconteceu"!!! e ainda mais "vou parar de pagar as mensalidade...time "isso e aquilo"...". Neste momento de dor fui questionado pelo colega ao lado no estádio: "E tu, o que vais fazer"??? resposta curta e lógica: "Vim aqui ver futebol...ficarei até o último dia...verei a decisão de 3º lugar e a grande final"!!! No primeiro jogo haviam perto de 9.000 colorados no estádio e quando da decisão do 3º lugar não mais do que 5.000 estavam presentes!!!
Acredito que minha posição sobre "vitórias e derrotas" é porque já presenciei os dois, portanto conheço os dois lados de uma decisão final.
Gosto de discutir futebol, assim como de estar presente em todas as partidas no estádio...para que a ideia sobre o assunto possa sempre passar pelo rito de que: "Futebol, ou tu gosta ou tu não gosta"!!!

Paulo Roberto Carvalho dos Santos
Sócio Colorado desde 1979
Presente em mais de 1.200 partidas no estádio!!!


*Texto enviado para o site é de inteira e exclusiva responsabilidade do autor



Comentários